No Estadão – O Flamengo é o clube mais valioso do Brasil. Segundo estudo divulgado neste mês pela BDO, a quinta maior empresa de auditoria e consultoria do País, os cariocas apresentam, pelo segundo ano consecutivo, o maior valor de marca do futebol brasileiro: R$ 1,49 bilhão. O Corinthians, atual campeão brasileiro, vem logo atrás, com R$ 1,42 bilhão, seguido por Palmeiras, com R$ 1,02 bilhão de valor de mercado, à frente do estagnado São Paulo: R$ 926 milhões – o Grêmio, com R$ 666 milhões, fecha a lista dos cinco primeiros.

“Pelo segundo ano, o Flamengo lidera o maior faturamento do Brasil. Além do patrocínio, não podemos nos esquecer que é um clube que tem a maior gama de consumidores, como a maior torcida do País. É o resultado de uma lição de casa muito bem feita”, afirma Pedro Daniel, responsável pela área de Sports Management da BDO.

Daniel explica que são três os tópicos analisados para se chegar ao resultado: mercado, onde cada clube se situa, receita e torcida. “Já são 10 anos de estudo, que analisa esses três pilares. Além do mercado, conseguimos mensurar a receita em faturamento, como patrocínio e bilheteria, e a massa consumidores que os clubes têm. Vai de acordo com o cenário econômico do local. Outro mercado não é tão desenvolvido como outro. São Paulo e Rio de Janeiro são os maiores”, afirma.
Captura de Tela 2016-08-31 às 07.54.21

6 Comentarios

  1. Parabéns a ambos! Maiores torcidas e maiores marcas, só não maiores campeões, rs.

  2. Maiores marcas, e também maiores campeões BR ao lado do SPFW.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Logo Qualitare