Campeonatos suspensos, Euro Cup e America’s Cup adiados para 2021 … O futebol entra em um parêntese sem precedentes em sua história recente devido à pandemia de coronavírus: você precisa voltar às duas guerras mundiais para encontrar uma situação semelhante no calendário. A informação é do site espanhol ‘24Matins.es’’.
 
A Eurocopa 2020, inicialmente programada entre junho e julho, realizada em 12 cidades para comemorar seu 60º aniversário, foi adiada nesta terça-feira para 2021, assim como a Copa América, que será realizada na Colômbia e na Argentina, em datas semelhantes.
“É uma situação excepcional, ligada a uma questão de saúde pública”, disse à AFP um historiador especialista em futebol, Paul Dietschy, que faz uma distinção com suspensões ligadas à guerra.
“O que faz a diferença é a temporalidade. A crise chega no final do inverno (europeu), que é um momento fundamental para as competições. Enquanto durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) ocorreu entre duas estações “, explicou.
Há também a Copa do Mundo de 1942, que nunca foi atribuída, no meio da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), um conflito que também causou a anulação das edições de 1940 e 1944 dos Jogos Olímpicos.
Com exceção da Inglaterra, os principais campeonatos europeus continuaram suas atividades durante esse período.
Sem contar o ano acadêmico de 1939-1940, interrompido pela invasão alemã do país, foi jogado na França.
Na Itália, houve futebol até 1943 (a competição voltou em 1945) e na Alemanha até 1944 (volta em 1947).
“Havia uma vontade de encher o espírito das pessoas, de se divertir, até que não fosse mais possível, a idéia para as autoridades era mostrar que a situação era controlada, normal”, disse Dietschy.
Você precisa voltar à Primeira Guerra Mundial para ver os grandes países do futebol se privarem da bola por vários anos, mas na época esse esporte “não tinha o desenvolvimento que teve em 1939 ou hoje”.
“O espírito patriótico também era muito forte, o que facilitou a decisão de suspender as atividades”, acrescentou.

2 Comentarios

  1. Parou também durante a pandemia da gripe espanhola. Embora naquela época, o futebol era amador, e só existia o estadual no Brasil. Não trouxe tantos caos pro calendário esportivo. Já que existia poucas competições no mundo.

  2. Pois é. Competições esportivas, que geram bilhões, parando, inclusive a maior delas, Olimpíadas, que vai gerar um prejuízo bilionário pros reaponsaveis pelo evento, e nosso presida menosprezando a pandemia. Lamentável!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Logo Qualitare