Cristiano Ronaldo marcou mais um gol esta semana pela seleção de Portugal e o site ‘Sportbible’ já fez as contas: o craque da Juventus teria completado 700 gols na carreira e estaria a 57 gols de alcançar o Rei Pelé, o maior artilheiro da história.
Não é a primeira vez que os europeus exibem números desencontrados em relação a Pelé, que, pelas nossas contas, encerrou a carreira com 1.284 gols.
Na semana passada, quando Messi marcou pelo Barcelona contra o Sevilha, jornais espanhóis disseram que o argentino teria atingido 604 gols na carreira e estaria a apenas 40 gols de Pelé.
Observe que os números não batem. Uns dizem que Pelé tem 757 gols e outros dizem que foram apenas 644. Algumas semanas atrás o jornal ‘Marca’ dedicou espaço em suas páginas para desmentir os mil gols não apenas de Pelé, mas também de Romário de Túlio Maravilha.  De acordo com a lista do jornal espanhol, apenas 767 dos gols de Pelé foram oficiais.
Já o ‘Baixinho’, que pendurou as chuteiras em 2008, afirma ter marcado 1.002 tentos. Para o ‘Marca’, apenas 772 foram oficializados. Túlio, que em 2014 disse ter alcançado o milésimo gol, não passa dos 515 tentos oficiais.
O MILÉSIMO DE PELÉ

Oficiais ou não, o fato é que a Fifa já rendeu homenagens a Pelé pelos seus mais de 1.200 gols. O milésimo aconteceu a vitória do Santos por 2 a 1, contra o Vasco da Gama, no Maracanã, em 19 de novembro de 1969, em uma cobrança de pênalti. Mas, em maio de 1995 uma reportagem da Folha de S.Paulo encontrou um gol “esquecido”pelo Rei, no Sul-Americano Militar de 1959. Dessa forma, o milésimo teria sido num amistoso contra o Botafogo da Paraíba, cinco dias antes.

E eu estava lá e vi, ao vivo, o gol 999 que teria sido o 1.000.

4 Comentarios

  1. Como sempre, a Europa protege e defende os seus. Aqui, a gente deixa defenestrarem os nossos é ainda baba ovo dos europeus.

  2. Ninguém sabe quantos gols Pelé fez. Naquela época, os dados nem sempre eram apurados com rigor, e outros nem eram contabilizados. Mas é improvável que não tenha feito pelo menos 1000 gols…

  3. Qual clube contribuiu mais para esses gols de Pelé? Ele vive dizendo que é muito grato ao 5ma11. Será se por isso? 🤭🤭🤭

  4. Por que é grato? Por que sem esse clube Pelé não existiria, na plenitude do que foi? Lembrando que Pelé, como bom negro paulista (era mineiro, mas foi criado no interior de SP), era corinthiano…

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Logo Qualitare