futebol_28
No Correio Brasiliense (Por Marcos Paulo Lima) – Tite deu moral à geração dourada do Brasil na primeira convocação depois da conquista do ouro nos Jogos Olímpicos do Rio-2016. Na primeira lista para as Eliminatórias chamou o goleiro Weverton, os zagueiros Marquinhos e Rodrigo Caio, o meia Renato Augusto e os atacantes Neymar, Gabriel Jesus e Gabriel. Dos sete, só Rodrigo Caio não se apresentou. Contundido, foi cortado e trocado por Pedro Geromel.

Foram justamente dois campeões olímpicos que premiaram Tite com a primeira vitória à frente da Seleção. Um gol de Neymar e dois de Gabriel Jesus garantiram o triunfo por 3 x 0 diante do Equador, em Quito. Outros dois medalhistas, Marquinhos e Renato Augusto também começaram como titulares, totalizando quatro campeões.

Medalha de ouro pela primeira vez em Atenas-2004, a Argentina deu mais moral aos campeões olímpicos do que o Brasil. Na primeira convocação depois dos Jogos na Grécia, o técnico Marcelo Bielsa chamou 11 integrantes da geração dourada: Coloccini, Heinze, Mascherano, Cristian González, D’Alessandro, Rosales, Carlos Tévez, Nicolas Medina e Cesar Delgado entraram em campo contra o Peru pelas Eliminatórias para a Copa de 2006. Roberto Ayala e Mariano González ficaram no banco de reservas.

A Argentina conquistou o bicampeonato olímpico em Pequim-2008. Sete foram convocados para a primeira partida pós-título: Zabaleta, Gago, Riquelme, Di María, Messi e Aguëro entraram em campo diante do Peru nas Eliminatórias para a Copa de 2010. O goleiro Romero ficou no banco.

Vice-campeã da Copa do Mundo de 2014 ao perder para a Alemanha na final, a Argentina tinha 11 jogadores medalha de ouro em Pequim-2008 no elenco: Romero, Zabaleta, Garay, Éver Banega, Gago, Mascheran (ouro também em Atenas-2004), Di María, Sosa, Agüero, Lavezzi e Messi.

A primeira lista de Tite teve sete campeões olímpicos, mas pode ser que a lista aumento até o fim das Eliminatórias para a Copa de 2018. O volante Walace e o atacante Luan, por exemplo, já foram citados pelo treinador. Douglas Santos e Thiago Maia também estão no radar do comandante verde-amarelo. O tempo dirá quem prevalecerá até o Mundial.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Logo Qualitare