Em abril, o Datafolha divulgou pesquisa sobre futebol e mostrou o que todo mundo já sabia: Flamengo em primeiro, Corinthians são os dois times de maiores torcidas no Brasil.
Ontem, o site da revista Época trouxe números do Ibope. Há pequenas diferenças, mas, essencialmente, verifica-se também o Flamengo e o Corinthians no topo do ranking.
Aqui você compara os resultados percentuais dois institutos e tira suas conclusões:
91b3479c8b83905d8b09e51cf9cfb677

4 Comentarios

  1. Normal. Todos os anos fazem pesquisas para verem se houve mudanças mas praticamente nada altera. E vai permanecer assim por anos. Ninguém muda de time como troca de roupa.
    Entretanto, é notável que o Fla está perdendo influência no Norte-Nordeste, não por causa de outros times no eixo Rio-SP, mas sim, perdendo espaço para os times locais de lá mesmo. Além disso, os poucos títulos nos últimos anos contribuiram para essa perca de influência também.
    Hoje o Flamengo tem uma marca consolidada nacionalmente por causa da torcida, não por causa dos títulos como era antes. Precisamos urgentemente de ganhar títulos constantemente para conter o recuo de torcedores nessas regiões.

  2. E aproveitando, essa pesquisa do Ibope levou em conta também o segundo time dos brasileiros…
    O Flamengo é a primeira opção de 81% dos flamenguistas, e o segundo time de 19%. Ou seja, isso quebra aquele velho mito dos rivais de que a maioria dos flamenguistas é “terceirizada”. Mas a surpresa pra mim mesmo foi o Corinthians. Os corinthianos sempre dizem que “corinthiano só torce para o Corinthians” mas não foi isso que a pesquisa revelou. Segundo o Ibope, o Corinthians é o 2° time de 18% dos corinthianos. Ou seja, o Flamengo e Corinthians possuem, praticamente, a mesma quantidade de “terceirizados” proporcionalmente, 19% e 18%.

    Link: https://sportv.globo.com/site/programas/redacao-sportv/noticia/redacao-sportv-pesquisa-mostra-segundo-time-dos-torcedores-brasileiros.ghtml

  3. Como eu digo sempre, a verdadeira pesquisa, que não se limita à resposta simples e espontânea (ou induzida, por pesquisadores tendenciosos), mas que adentra no conhecimento efetivo do entrevistado, acerca do time pelo qual diz torcer, ainda está por ser feita. E, sim, os times paulistas têm crescido muito no NO/NE. Outro dia saiu uma pesquisa dizendo que o Corinthians tem mais torcida em PE que o Meiguinho – só perde pra os três times estaduais de maior projeção.

  4. O 5ma11 já deveria ter ultrapassado o Flamengo, né? Nessa década é o time mais vitorioso do Brasil, ganhou tudo, enquanto o timeco carioca coleciona frustrações. Embora eles digam que a torcida não cresce por causa de títulos, convenhamos que isso é bem difícil de engolir.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Logo Qualitare