Na Folha de S. Paulo – Com o título da Libertadores e o vice-campeonato da Copa Sul-Americana, o Atlético Nacional, da Colômbia, subiu 11 posições no Ranking Folha Mundial e empatou com o Corinthians, campeão da Libertadores em 2012, na 26ª posição da lista histórica, com 240 pontos.

Em sua ascensão, a equipe deixou para trás times tradicionais, como o Valencia, da Espanha, o Borussia Dortmund, da Alemanha, e o Flamengo.

Além disso, superou o também colombiano América de Cali e se tornou o melhor clube do país no ranking.

A equipe alviverde, que não conquistava a Libertadores desde 1989, foi a melhor sul-americana da temporada, mas poderia ter crescido ainda mais na lista.

Primeiro porque, em uma atitude de fair play, cedeu o título da Copa Sul-Americana para a Chapecoense após o avião que levava a equipe para o primeiro jogo da final cair na Colômbia, matando 71 pessoas, incluindo 19 jogadores e 24 membros da delegação da equipe catarinense.

Apesar de ter ficado sem o título, a atitude nobre rendeu à equipe milhares de fãs pelo mundo e prêmio Centenário Conmebol de Fair Play.

A segunda chance perdida para conquistar mais pontos foi no Mundial de Clubes.

A equipe de Medellín era a favorita na semifinal contra o Kashima Antlers, do Japão, representante do país-sede.

No entanto, após o time da casa marcar em lance de pênalti polêmico, assinalado apenas na revisão por vídeo, que estava em teste na competição, os colombianos se desestabilizaram e acabaram derrotados por 3 a 0.

Com a segunda posição no Mundial, os japoneses se tornaram a equipe que mais cresceu no Ranking Folha Mundial deste ano.

O clube, que ainda não havia entrado no ranking, estreou na lista com 50 pontos, superando 289 equipes e terminando na 91ª posição, ao lado do Fluminense.

Também entraram no ranking neste ano o Independiente del Valle (112º), do Equador; a Chapecoense (169º), do Brasil; o Al Quwa Al Jawiya (312º), do Iraque; o MO Béjaia (324º), da Argélia; e o Bengaluru (362º), da Índia -primeiro time do país no ranking.

unnamed-3

 

2 Comentarios

  1. O que vale mais nesse ranking: O Mundial ou LA? Se for o Mundial o 5ma11 num deveria estar melhor posicionado, já que tem dois? Haha.

  2. Qual é o critério desse ranking?

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Logo Qualitare