No blog de Chico Lang (Gazeta Esportiva) – Duas cabeças, duas sentenças, como diria o velho ditado latino. unnamed (2)Romero hoje é um sucesso no Corinthians. Borja, um fracasso no Palmeiras. Os fatos contrariam a lógica. Afinal, não tem nem como comparar um e outro tecnicamente. Talvez do ponto de vista físico, o paraguaio esteja melhor preparado. No entanto, esse detalhe, por si só,  não justifica a boa fase do corintiano e a má do palmeirense.

A resposta, sem dúvida, está na motivação. Eu explico: Romero reconhece limites e compensa o esforço pela ausência de categoria. Com isso, encarna o espírito guerreiro, raçudo, o qual a Fiel tanto gosta, respeita e exige dos jogadores. Borja, por outro lado, possui um “mar de virtudes”. Sabe bater de pé direito, de esquerdo; cabeceia com precisão e domina bola com naturalidade. Sobra talento. Por isso foi escolhido o melhor atacante das Américas em 2016. Nem assim, o colombiano está sendo útil ao Palestra.

Essa comparação, então, sobe de nível. No degrau de cima estão os salários, os ganhos de um e de outro. Romero, com certeza, recebe 1/4 em relação a Borja. Mesmo assim veste a camisa alvinegra como se fosse um “manto sagrado”. Honra a profissão não somente pelo dinheiro e sim (e principalmente) pela emoção. A paixão entra em jogo. Ele se entrega de corpo e alma, como nos bons e velhos tempos de 1977, de 1982, lembrando a relação clube/jogador daquela época.

Borja é “pago” (muito bem aliás) para jogar. E fica nisso. Um vínculo mais profundo com o clube estar por vir ou nem surgirá. Amor, identificação e dedicação não se compram. O cara veste a camisa e aguenta o tranco das cobranças por razões abstratas, nunca reais. Se for para escolher entre um e outro, fico com Romero. Ele é a cara de um torcedor qualquer, do Zé das arquibancadas. Já ficou sem receber e nunca deixou de se “matar” pelo Timão.

Paraguaio, maloqueiro e sofredor na essência.

E tenho dito!

3 Comentarios

  1. Mais ou menos, né? Porque até onde eu sei esse Romero divide muitas opiniões. Tem quem valorize essa força de vontade dele, mas há quem critique sua falta de talento. Eu não acho que 5ma11tiano valoriza só o esforço do jogador, até porque ele por si só não é suficiente. Vai oferecer um jogador um pouquinho acima da média no lugar de Romero pra ver se a 5ma11tianada não o troca rapidinho. Claro que troca. kkkk

  2. Romero tem muita raça além de ser muito bom taticamente, em compensação falta mais técnica pra ele, ter um jogador assim no elenco é bom, pois contagia o time todo!

  3. é a fase ou momento….o futuro dirá!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Logo Qualitare