Com o início dos jogos das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2022 no Catar, o IBOPE Repucom divulga a edição 2020 do ranking digital das 50 seleções de futebol que já participaram de Copas do Mundo FIFA. O estudo atual traz ainda a adoção do TikTok na análise, plataforma com grande adoção entre os clubes de futebol no planeta atualmente.
As cinco seleções mais populares nas principais redes sociais são: Brasil, México, França, Inglaterra e Alemanha, que somam o maior número de seguidores na somatória de público no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e TikTok. O levantamento destaca os desempenhos das seleções de Portugal, Inglaterra, França, Brasil e Indonésia, que mais cresceram no período e que somaram, juntas, 8,6 milhões de seguidores desde julho de 2019, data da última divulgação. O desempenho destas cinco seleções corresponde a 50% dos mais de 17,3 milhões de inscritos entre todas as seleções analisadas.
Portugal registrou 2,5 milhões de novos inscritos no período, um aumento de 28% em sua base digital. A seleção campeã da UEFA Nations League no ano passado concentrou 84% dos novos inscritos em seu perfil no Instagram. A seleção de Portugal também ultrapassou a seleção colombiana e agora figura na 7ª colocação do ranking geral.
Já a Inglaterra registrou 1,9 milhão de novos inscritos, sendo 45% via Instagram. A seleção também registrou números expressivos no TikTok com 421 mil seguidores, sendo a maior conta entre seleções na plataforma até o momento.
A seleção da França registrou 1,6 milhão de novos inscritos, mantendo o forte crescimento desde o bicampeonato na Copa do Mundo de 2018. A seleção ampliou em 61% o volume de sua base digital desde Maio/2018.
Já a Seleção Brasileira registrou 1,5 milhão de novos seguidores entre suas plataformas oficiais, com 83% de seu crescimento proveniente do Instagram. O Brasil possui a segunda maior conta entre seleções na plataforma, atrás apenas da França. Destaque também para o desempenho da “CBF TV” no YouTube, que cresceu 42% e ultrapassou a barreira de 1 milhão de inscritos.
A Indonésia, quarto país mais populoso do mundo, fecha o TOP 5 seleções que mais somaram novos fãs em seus perfis, ao todo foram 1,1 milhão de novos seguidores. A Indonésia atualmente possui o segundo maior volume de inscritos entre as seleções do continente asiático, atrás apenas da seleção do Japão. Ainda ganharam duas posições no ranking e figuram atualmente em 18º, à frente de seleções tradicionais como Uruguai e Holanda.
América do Sul
As seleções de futebol Sul Americanas presentes no ranking somaram juntas 3,4 milhões de novos inscritos. Em ordem, as seleções que mais cresceram no continente foram: Brasil, Argentina, Colômbia, Peru, Chile, Uruguai e Paraguai.
Como observado em todas as divulgações anteriores, a seleção argentina foi a segunda que mais cresceu na América do Sul desde julho/2019. Dentre todas as seleções do mundo, foi a 7ª que mais cresceu ao somar cerca de 800 mil novas inscrições, 80% deste volume com origem em seu perfil oficial no Instagram.
Plataformas
O TikTok, novidade a partir desta edição, ainda possui uma fraca adesão por parte das seleções de futebol no mundo, com apenas 11 contas oficiais identificadas. As 3 maiores contas são das seleções da Inglaterra (421 mil), México (325 mil) e Áustria (249 mil). A Inglaterra, inclusive, representa 27% de todo o volume de seguidores das 11 seleções com perfis no TikTok.
O Instagram, por sua vez, segue sendo a plataforma que mais contribuiu para a captação de novos inscritos nas plataformas oficiais das seleções de futebol no mundo, com mais de 60% do volume total entre todas as plataformas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Logo Qualitare