futebol-paulista

No jornal Lance (Por Fábio Suzuki) – Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Globo foram acionados na Justiça por não terem repassado todo o valor de direito de arena que seus jogadores teriam direito. A ação é de autoria do Sindicato dos Atletas Profissionais no Estado de São Paulo (Sapesp), que toma como base a diferença entre o valor pago aos jogadores pelo direito de arena entre as temporadas de 2011 a 2016, e o montante que teria que ser repassado considerando os 5% sobre os valores de direito de TV das competições.

Na soma dos três grandes clubes, a diferença total apontada pelo Sindicato é de R$ 49 milhões. A conta da entidade leva em consideração os valores de TV indicados pelo “Trio de Ferro” em seus balanços financeiros dos últimos seis anos.

Na ação, entretanto, além dessa diferença nos valores, a entidade solicita ainda o pagamento de Cláusula Compensatória que envolve todos os contratos dos atletas que estão em vigor, dano moral pelo não recolhimento de todo o direito de arena a ser pago, e 15% pelos honorários. Caso a Justiça aceite todas as solicitações do Sindicato, os valores das ações somam quase R$ 300 milhões.
O pedido compreende o direito de arena correspondente a competições estaduais, nacionais e internacionais, e envolvem contratos de TV aberta, TV fechada, pay-per-view, TV internacional, telefonia móvel, internet, marketing e publicidade, além das luvas recebidas pelos clubes em contratos com as emissoras responsáveis pela transmissão.
O Sapesp ainda pede uma liminar para rescindir o contrato de todos os atletas de Corinthians, Palmeiras e São Paulo, independente de terem atuado ou não no período referido na ação. Segundo advogados ouvidos pela coluna, o requerimento na Justiça deveria ser individualizada e não coletiva como a impetrada pelo Sindicato pois os valores pagos a cada atleta por direito de arena são distintos. Além disso, a rescisão de contratos atuais dos jogadores para irregularidades de anos anteriores não teria base jurídica.

1 Comentário

  1. Que vergonha, clubes tradicionais e a maior emissora do país devendo dinheiro na praça. A Porcada gastando horrores com contratação cara e não paga o que é de direito de seus jogadores? Vexame!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Logo Qualitare