Entendimentos estão avançados para que a Copa Libertadores da América possa contar, a partir de 2020, com participantes do México e da MLS, que é a liga norte-americana.
Os mexicanos, que estiveram no torneio até 2016, entraram em 1998 e já mandaram quase 20 clubes para a Libertadores. Nunca foram campeões, não tinham direito à vaga no Mundial de Clubes nem com título, mas chegaram a três finais, com o Cruz Azul, em 2001, Chivas, em 2010, e Tigres, 2015.
Já os times da MLS nunca disputaram a competição. Eu penso que essa mudança precisa ser mais abrangente, inclusive abrindo mais vagas para o Mundial de Clubes. Claro que isso poderia gerar um esvaziamento da Concacaf, mas seria importante demais para o continente americano.
Acredito também que essa super Libertadores iria fortalecer o futebol dos Estados Unidos. Eles estão investindo muito dinheiro, mas não vão conseguir evoluir se não expandirem seus horizontes.
Ou seja, há muitos interesses em jogo. Vamos aguardar os acontecimentos.

4 Comentarios

  1. Pela logística seria complicado, mas toda a organização e festa de encerramento poderia ser por conta dos americanos.

  2. Seria uma boa. Mas teria que tirar alguns timecos da América do Sul. Sair a perebada. Eu gosto dos mexicanos.

  3. Eu penso que o ideal seria mesmo a unificação de ambas. Seria ótimo para os clubes sul americanos, que ganhariam visibilidade e investimentos do mercado norte-americano. Acho que logística não seria um grande problema, pois os times africanos e asiáticos enfrentam distâncias maiores nas suas ligas continentais.
    O entrave para isso seria mesmo os europeus, que poderiam ver numa suposta unificação das competições uma ameaça financeira e midiática a Champions, e usariam sua influência na FIFA para impedir que isso venha a ocorrer!

  4. Não sei se os americanos se interessariam. Lembro-me que eles ainda nem estavam se interessando tanto em futebol, em 1995, quando vieram ao Uruguai disputar uma Copa América e nunca mais voltaram…lembro-me de terem criticado as instalações, estádios logística, etc…

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Logo Qualitare